Parece bobagem, mas muita gente ainda se confunde quando falamos sobre alimentos integrais e por isso vim explicar melhor sobre isso.
Alimentos integrais são aqueles que preservaram suas características iniciais integralmente, sem passar por processos que de alguma forma retiraram nutrientes ou outros compostos que fazer parte da sua composição inicial.
E por que alguns alimentos integrais devemos retirar e outros incluir?
Bem, isso acontece porque algum dos componentes presentes em alguns alimentos, quando consumidos em excesso, podem causar algum comprometimento da sua saúde, enquanto outros componentes podem ajudar a prevenir doenças.
O que no final das contas é importante saber, é que os alimentos de origem animal, principalmente leite e derivados, devem ser evitados os integrais, priorizando os que apresentam redução de gordura. Nesse caso optando pelo leite semi desnatado ou desnatado, queijos mais brancos ou em versão light. Isso porque a gordura presente nesses alimentos, quando consumida em grande quantidade pode causar problemas sérios de alterações de exames.
Por outro lado os alimentos fontes em carboidratos devem ser consumidos de forma integral. Isso porque ao serem consumidos esses alimentos produzem açúcar no nosso corpo, e por isso, as fibras presentes em sua forma integral ajudam no controle desse açúcar e até de outros indicadores presentes no sangue.
É bom também saber que os alimentos fontes de carboidratos, apesar de serem mais saudáveis, não são com redução de calorias. Eles podem causar saciedade, mas se consumidos em excesso podem acarretar ganho de peso.
Espero que tenham gostado.
Deixem nos comentários as dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de saber.
Até a próxima!
Beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário