segunda-feira, 25 de julho de 2016

15 dicas para fazer seu filho comer bem

O post de hoje é bem simples e rápido. Vim dar dicas para fazer com a criança tenha mais interesse pelos alimentos e pela alimentação.
Lembrando que algumas estratégias só vão funcionar dependendo da fase em que a criança se encontra.
Vamos lá...

1 - Atribuir o consumo de determinado alimento a um super herói ou personagem que ele gosta ("-O Super Man é forte porque come brócolis, encontrei a mãe dele no supermercado e ela me contou", ou "-Você viu que o desenho "X" estava comendo cenoura?")
2- Dizer que pegou a receita de um alimento que ele come na escola com a professora ou com a mãe de algum coleguinha para fazer igual em casa.
3- Utilizar utensílios que envolvam a criança com o momento da refeição como colher colorida, prato de personagem, etc.
4 - Envolva a criança e atividades relacionadas a alimentação (ajudar a colocar a mesa, ajudar no preparo de algum prato fácil, escolha de alguma receita a ser testada, etc).
5 - Evite comentários sobre a refeição na mesa. Seja neutro. Comentários do tipo: "- Coma tudo, não quero ver nada no prato", ou "- Se não comer os vegetais não terá direito a sobremesa", isso só fará com que a criança faça justamente o contrário.
6 - Não faça preparações diferentes para a criança. Coloque a disposição a mesma comida da família e a principio deixe que ele escolha o que irá comer. Se fizer algo diferente porque ele não come aquilo, só estará reforçando o fato dele poder escolher comer somente o que gosta.
7- Incentive a experimentar, sem forçar. Se a criança é pequena, coloque no prato os alimentos a serem incluídos sempre. Se ela já tem mais autonomia, incentive a experimentar.
8- Faça um horta em casa com alimentos que tenham dificuldade no consumo. Deixe que a criança cuide da horta (junto com você) e ao final façam uma preparação com os alimentos colhidos.
9 - Só tenha em casa o que pode e deve ser consumido. Ter bolachas recheadas, refrigerante e outros alimentos que a criança não pode ou deve consumir em casa não ajuda em nada o processo.
10 - Faça uma alimentação colorida, que estimule o consumo. Crianças gostam de coisas atrativas e não é a toa que os doces são tão coloridos.
11- Quando um alimento for introduzido, faça de forma com que a preparação fique gostosa em um primeiro momento, para a criança ter uma boa relação com aquele alimento, e somente depois se necessário transforme em uma preparação mais saudável (brócolis cozido com parmesão salpicado ou arroz com brócolis são melhores aceitos do que brócolis cozido sem tempero). Lembre-se, a primeira impressão é a que fica!
12- Seja exemplo! Essa é a mais importante e melhor das dicas. Você não poderá exigir que seu filho coma algo se na sua casa o consumo desse alimento não acontece. Os pais e familiares são exemplos de conduta alimentar para as crianças e adolescentes até a fase adulta, portanto mesmo que a criança tenha autonomia, ela precisa ter exemplos.
13- Inclua nas refeições comidas que a criança pode pegar com as mãos: cenoura baby, tomate-cereja, espiga de milho, hortaliças cortadas em palito (erva-doce, pepino).
14- Comer é um processo instintivo. O organismo regula a quantidade de energia que precisa por dia; se a criança não comer nada no almoço ela acabará compensando nas outras refeições. Portanto, espere até seu filho ter fome.
15- O ambiente da refeição deve ser tranquilo, sem TV, música e muito menos gritaria. Todas as refeições (lanches inclusive) devem ser feitas à mesa. E procure fazer pelo menos 1 refeição do dia com seu filho.

Espero ter contribuído com mais essas dicas.
Deixem nos comentários dicas que vocês utilizaram e que deram certo.
Até a próxima!
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário