terça-feira, 7 de junho de 2016

Alimentação infantil: Os primeiros 7 meses.

Oi pessoal!
No post de hoje vim falar um pouco sobre alimentação infantil.
Vejo muitas mamães com dúvidas e dificuldades na hora da alimentação do seu bebê e por isso vamos falar sobre isso para ajudar a tornar esse momento prazeroso e sem stress.
Vou fazer uma série posts sobre esse assunto, procurando abordar as fazes iniciais da alimentação dos bebês.
Espero que gostem!
Nesse primeiro capítulo, vamos falar sobre a alimentação nos primeiros 7 meses de vida.
Como já sabemos, a amamentação deve ser EXCLUSIVA por 6 meses. E quando eu falo isso é porque o seu bebê não vai precisar de absolutamente nada! Nem água.
Muitas mães tem a sensação de que o leite não sustenta, pois o aspecto dele é "aguado", o que está errado. O leite materno vai conter nos minutos iniciais da mamada vitaminas e minerais, e posteriormente o que chamamos de leite gordo, onde contém gorduras que fará o bebê ganhar peso.
Por isso é importante deixar o bebê mamar pelo menos 20 minutos, pois se ele mamar pouco não vai mamar o leite rico em gordura e consequentemente não vai ganhar peso.
Em alguns casos, e esses são poucos, a mãe realmente não tem condições de amamentar, e aí deve ser avaliado qual a melhor solução a se tomar. É preciso lembrar que a partir do quarto mês muitos pediatras já pedem para introduzir novos alimentos. É importante saber que essa introdução é somente para teste de alergia alimentar, e não deve ser caracterizada já como refeição. A introdução de teste deve ser feita gradativamente, primeiro com chás, sucos de frutas naturais e frutas. Sempre um de cada vez, sem misturar, para que a criança perceba o sabor daquele alimento. Também vale lembrar que os alimentos não devem conter açúcar, sal ou outros temperos.
Após os 6 meses devemos introduzir outros tipos de alimentos, pois o bebê já tem a capacidade de mastigar, deglutir e engolir a comida. Porém esses novos alimentos não substituem por completo o leite materno (devemos manter ainda cerca de 3 mamadas - 600 ml ao dia até os 12 meses).
A partir daí vamos introduzir mais 3 refeições, sendo 1 salgada (almoço) e 2 frutas (manhã e tarde).
Caso você não esteja mais amamentando devemos oferecer 1 papa salgada e 4 frutas, além da fórmula láctea prescrita pelo pediatra.
Quanto maior a variedade de alimentos que você oferecer para a criança nos primeiros meses, maior e melhor vai ser a aceitação e consumo futuramente.
Quando introduzirmos as papas salgadas, essas devem conter um alimento de cada grupo alimentar (cereais ou tubérculos, proteína animal, leguminosas e hortaliças).
Deve ser oferecida 4 colheres de sopa ao dia  por refeição (tanto das papas salgadas quanto das frutas). Os sucos naturais e a água podem ser oferecidos após as refeições, sempre em pequenas quantidades (100 ml).
É válido lembrar que os primeiros dentes começar a aparecer após o sexto mês, e que a aprendizagem da mastigação é diária. Para isso devemos cozinhar bem os alimentos e amassar com um garfo (para que fiquem pedacinhos- inclusive as carnes). Não liquidifique, processe ou peneire as papas, isso vai fazer com que a criança tenha preguiça de mastigar e vai futuramente comprometer a evolução da alimentação.
Procure cozinhar os alimentos separadamente, para que preservem os sabores individuais e a textura (é nessa fase que eles estão começando a distinguir texturas e sabores). Os alimentos devem ser cozidos com alho e cebola.

EVITE: Leite de vaca e derivados antes do primeiro ano de vida. Açúcares e doces antes dos 2 anos, e alimentos industrializados, refrigerantes, temperos prontos e condimentados sempre.

Espero que tenham gostado das orientações.
Espero vocês na próxima!
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário