E hoje mais um post sobre alimentação infantil. Falaremos agora sobre a alimentação dos 7º mês ao primeiro ano de vida.
Essa segunda etapa é marcada por uma mudança importante: a inclusão do jantar. Devemos utilizar o mesmo padrão do almoço, amassando com o garfo (não liquidificar, triturar ou peneirar) e conter a mesma composição do almoço. Se você não viu sobre a composição do almoço é só clicar aqui.
Com 8 meses a mastigação do bebê já está mais fácil, e nessa hora podemos introduzir os alimentos cortados em pedaços pequenos ou desfiados.
Nessa fase também já pode ser inserido o macarrão (no máximo 2 colheres por refeição). Utilize molhos naturais de tomate, carne moída ou frango.Não utiliza molhos pronto e industrializados,nem tabletes ou sachês de temperos.
As papas de frutas devem continuar sendo o mais natural possível, sem adição de açúcar, leite ou outros componentes.
Dos 10 aos 12 meses a quantidade de comida deve aumentar, sendo em torno de 1 xícara de chá. É importante aumentar proporcionalmente os ingredientes (legumes, verduras, carnes e não somente a fonte de carboidrato).
Evite: doces e açúcar (as crianças tem predileção pelo sabor doce e isso pode causar rejeição de outros alimentos), molhos de caixinha, sucos prontos, embutidos, refrigerante, condimentos (catchup,mostarda), temperos industrializados, enlatados e comidas congeladas. As crianças nessa faixa de idade possuem a mucosa gástrica diferente dos adultos, o que pode acarretar sérios problemas de saúde devido aos conservantes e corantes presentes nesses alimentos.
Por hoje é isso.Fiquem ligados para acompanharem as próximas fases da alimentação infantil.
Espero ter ajudado com mais essas orientações.
Até a próxima!
Beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário