Vamos tentar esclarecer aqui qual a diferença entre eles e qual a indicação de uso.

Muitas pessoas que querem fazer restrição na alimentação optam por alimentos diet. Minha opinião particular é, se você não é diabético não há necessidade de utilizar alimentos diet. Os alimentos diet, na maioria dos casos, para compensar a falta do açúcar utilizam-se de outros componentes para manter consistência, sabor, textura, etc. e na sua maioria das vezes esse componente é a gordura.
Os adoçantes que encontramos no mercado, mais conhecidos, são ricos em sódio o que pode levar a um aumento da pressão arterial quando consumido em excesso ou retenção de líquido (inchaço).
Hoje a indústria tem investido um pouco mais nesse setor, desenvolvendo adoçantes feitos de sucralose ou stévia, que são componentes naturais. Contudo pelo custo ainda ser alto, muitas marcas utilizam produtos compostos por sucralose, mas não 100%. Observe sempre o rótulo! Alimento diet não é sinônimo de alimento sem calorias!

Assim como os alimentos diet, alimento light não é sinônimo de alimentos sem calorias.
Com relação aos alimentos light, precisamos sempre observar de qual componente vem a redução de calorias e se este tem relevância para nosso objetivo. Não adianta muito comprar um pão de forma light com teor reduzido de gorduras se o pão é fonte de carboidratos, e assim sendo esse o ingrediente adequando para ter seu teor reduzido.
Produtos light em sua grande maioria tem um custo elevado.
Hoje a legislação brasileira já cobra que alguns tipos de alimentos tenham teores reduzidos de alguns componentes (sódio, gordura, etc).

temos ainda o Zero: Que são produtos isentos de algum composto, que pode ser gordura, açúcar, proteína, sódio, glúten, lactose, etc. Esse alimentos também tem a mesma função dos alimentos light, contudo são mais utilizados por pessoas que apresentam algum alergia ou intolerância ao nutriente ou que querem restringir por completo aquele nutriente.
Espero que tenham esclarecido algumas dúvidas!
Abraços!
imagens retiradas de: www.pipocopos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário