O que mais me espanta hoje nas pessoas é que a grande maioria acha que quando precisamos perder peso ou melhorar nossa alimentação devemos abrir mão das coisas. É dieta sem glúten, sem lactose, sem carboidrato...
Claro que em alguns casos faz se necessário a retirada de alguns componentes da dieta devido a intolerâncias ou alergias alimentares. O problema é que hoje em dia virou moda essa coisa de dietas restritas de componentes, e a maioria das pessoas que segue essas dietas não sabe ao menos o porque dessa restrição ou o que causa restringir determinados nutrientes.
Quanto mais submetemos nosso corpo a restrições, mas stress causamos a ele, podendo chegar ao ponto em que ele não responderá mais a estimulo algum.
Antes de tudo devemos lembrar que a alimentação não está relacionada ao fato de ingerirmos nutrientes para manter-nos vivos. A alimentação está relacionada também a sentimentos, lembranças, convívio social, familiar...
É claro que não é por isso que vamos sair por aí comendo sem pensar, mas gostaria de saber onde está escrito que é proibido comer isso ou aquilo se quisermos ter saúde? O que precisamos ter é moderação!
Sempre quando pensamos em mudanças devemos analisar se conseguiremos manter essa mudança pro resto da vida. Quem consegue passar o resto da vida sem comer seu alimento preferido, só porque ele tem um pouquinho a mais de açúcar ou umas gramas a mais de gordura?
Uma pizza com os amigos no sábado a noite não é capaz de estragar uma dieta ou piorar a saúde de uma pessoa, pelo contrário, o convívio social faz muito bem. O que precisarmos estar atentos é qual a frequência que consumimos esses tipo de alimentos e suas quantidades.
Hoje o que acontece é uma inversão dos valores...primeiro eu como tudo o que gosto e depois como o que for preciso (causando assim uma super alimentação) quando na verdade precisamos inicialmente comer o que é necessário e depois, somente depois, o que nós mais gostamos.
Pode ser que muitos de vocês me encontrem um dias desses em algum fast food da vida, pizzaria, churrascaria...mas e daí? Qual o problema de comer um fast food de vez em quando?
O mais importante é fazer atividade física regularmente, comer legumes, verduras, frutas diariamente, ter boas relações pessoais, a mente descansada, momentos de lazer com a família e com os amigos.... se for assim uma escapadinha da "dieta"de vez em quando só será uma pequena pedrinha no sapato que não nos impedirá de continuar caminhando. E depois, a gente corre atrás...
Abraços! ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário