
O grão de trigo integral em sua composição é melhor pois não passou pelo processo de refino, preservando assim a maior parte dos seus componentes (vitaminas, minerais, fibras, etc) e não sofrendo ação de produtos químicos utilizados para seu refino.
Contudo, por preservar essa composição nutricional se torna tão ou mais calórico que alguns pães "brancos".
O importante é sempre olhar o rótulo do alimentos para verificar a sua composição e se este atende a sua necessidade, veja os ingredientes que sempre estão descritos em ordem dos que tem em maior concentração para o de menor. Se estiver escrito farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, significa que tem a farinha branca e refinada.
Preste atenção na quantidade de açúcar presente. Prefira os sem açúcar.
O pão não deve conter gordura trans (gordura vegetal), essa gordura é prejudicial a saúde pois aumenta o colesterol ruim (LDL).
Prefira um pão com grãos (centeio, linhaça, aveia, quinoa, gergelim, cevada, soja, entre outros) pois estes proporciona uma digestão mais demorada e garantem maior saciedade.
Cuidado também com a quantidade de sódio presente nos pães integrais, que geralmente costuma ser grande, escolha sempre o que tiver menor quantidade.
Esse conceito também deve ser levado em conta na escolha das torradas.
E lembre-se: Ser integral não é estar relacionado com ser mais saudável. Observe no rótulo abaixo quantos termos que você encontra descrito na relação de ingredientes, mas que nem sabe o que significam. Sim, são eles, os conservantes que estão presentes.
Espero ter ajudado a daqui em diante prestarem mais atenção nas opções e fazerem as melhores escolhas!
Boas compras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário