sábado, 30 de agosto de 2014

Montagem do prato

Hoje vim dar uma dica para comermos na medida certa quando montamos nosso prato.
Para comer corretamente não é necessário restringir nenhum grupo de alimentos, nem devemos. Comendo na quantidade correta, podemos comer um pouco de tudo.

O legal é que essa dica da montagem do prato é fácil e da pra seguir em qualquer refeição, restaurante, eventos, etc.

Vamos lá...

Sempre quando formos comer, devemos dividir nosso prato em 3 partes, conforme a figura abaixo:






No local indicado com o nº1 devemos colocar legumes e verduras. É importante que sempre se tenha as 2 opções. Podem ser na forma cozida, refogada ou crua. Esses alimentos são fontes de vitamina, minerais e fibras. As fibras são responsáveis pela saciedade na refeição. Sempre devemos começar a montar o prato pelos legumes e verduras.

No local indicado com o nº 2 colocamos a opção de prato proteico ou "mistura". Fazem parte desse grupo as carnes vermelhas, brancas, ovos, queijos. Essa porção deve ser do tamanho da palma da nossa mão. Essa é sempre a segunda opção que colocamos no prato, lembrando que devemos evitar o consumo das frituras, preferindo sempre os grelhados, assados e cozidos.
A proteína também causa saciedade na refeição.

E a última parte, indicado com o nº3 é onde colocamos os acompanhamentos (muitas pessoas descrevem como grupo dos carboidratos). Tudo o que não for legumes, verduras ou do grupo da mistura é nesse local que devemos colocar. Aí entra o arroz, feijão, massas, farofas e farinhas, purês, cremes de milho, espinafre, etc. O que muitas pessoas consideram como "legumes" mas não são, e devemos colocar nesse grupo são preparações feitas de batata, batata doce, mandioca, mandioquinha, cará, aipim, e abóbora.

Geralmente esse último grupo é o que as pessoas colocam em maior quantidade. Devemos lembra que esses alimentos não são fonte de fibra e proteína, portanto não causam saciedade. Paramos de comer esses alimentos porque estamos cheios e não saciados.
Comer devagar e usando esse modelo de prato vai garantir que fiquemos saciados com pouca comida.

Se você é do tipo que gosta de comer a salada primeiro, lembre-se: verduras estão liberadas, legumes com moderação, mas quando for montar seu prato com as "comidas quentes" lembre-se de que o prato só poderá estar preenchido pela metade, senão você estará comendo mais do que a capacidade do seu corpo.

Um outro cuidado que devemos ter é observar o prato que estamos utilizando. Hoje existem pratos quadrados, redondos, fundos, rasos, ovais, etc. E isso também interfere na quantidade de comida que colocamos. O ideal é que coloquemos comida somente no centro do prato (na figura,seria somente na parte banca). Fique atento!!!



Até a próxima! ;-)













Nenhum comentário:

Postar um comentário